COLÉGIO ESTADUAL CORONEL JOÃO DUQUE


REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS CIDADÃOS CARINHANHENSES




C.E.C.J.D

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Projeto

     Alunos do Coronel João Duque envolvidos no projeto da III unidade, intitulado: Política: E eu com isso? em uma das suas atividades criam mural idealizando o político e a política necessária para o desenvolvimento pleno do Municipio, do Estado e da Nação.


Contribuição

      No mundo atual é imprescidível contribuir com a escola que proporcionou estrutura e base como cidadão, que esse cidadão seja  capaz de agir, interagir, doar-se para a instituição sempre que solicitado. Os ex alunos da Escola Coronel João Duque Ícaro Cazumbá e Áthila Cazumbá, vieram contribuir com a referida escola ministrando palestras. Áthila é graduando em Medicina Veterinária palestrou sobre engenharia genética nas tumas do 3º anos. Ícaro mestrando em Ciências dos Alimentos palestrou com o tema Alimentação saudável na turma do 2º E noturno. Ambos realizam seus cursos pela UFBA (Universidade Federal da Bahia)

     É necessário que ex alunos venha particiupar do universo escolar, de certa forma mostrando aos alunos presentes e futuros alunos que a escola pública pode fazer a diferença na vida de cada um deles.


  

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia do estudante



           Ser estudante é compreender o que se ensina e além de aprender, pôr em prática, sendo capaz de opinar criticamente diante da realidade social. pensando nisso a escola Coronel João Duque proporcionou a seus alunos uma comemoração ao dia do estudante (11 de agosto de 2012), um sábado letivo no patio na referida escola, onde todos participaram de várias brincadeiras com alegria e entusiasmo. Foi oferecido um almoço informal ao alunado para confraternizar essa data.



Interdisciplinar

        É notório e perceptível que a interação entre disciplinas, trabalhando conteúdos de formas variadas leva o aluno(a) a pensar, questionar, produzir. Leiam a produção da aluna Marinisce Silva  1º B  matutino, Ensino Médio, da Escola Coronel João Duque. Interdisciplinaridade entre as disciplinas: Redação professora Ivete Dias e Biologia professora Suely Cazumbá.


   Tema:  A clonagem
                       
A clonagem pode ocorrer 
De forma muito natural
Ou então de forma simples
Entre muitos o artificial
Feitas pelos seres humanos
Dando forma do original
                                             
Os seres humanos produzem
Os clones naturais cultivando
De plantas e de mudas
Ou de forma simples cortando
Que dá origem outras idênticas
Das planstas que vêm brotando.

Com a clonagem é possível
Criar um rebanho interiro
A partir de um único animal 
Que tenha característica primeiro
Seja de interesse econômico
Ou pesquisa científica maneira.

Também pode ser possivel
Produzir animais resistentes
A doença como febre aftosa
Ou clonar animais experientes
Desenvolvendo outras especiés
Afirmando produtos provenientes.

Na clonagem terapêutica
São usadas com atenção
As famosas células-troncos
Em grande especialização
Com capacidade de dividir
Em forma de fertilização

Na formação dos orgãos
O problema é da doação
Poderia ser bem resolvida
Através dos transplantes em ação
Mas as células compatíveis
Tende a evitar a rejeição

Em toda essa discussão
É importante lembrar
Que as aplicações científicas
Devem ser discutidas a melhorar
Pois essa sociedade
Possui decisão a tomar.
 



                                             
                                                               


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

RETORNO DO RECESSO ESCOLAR E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS


       Após retornar do recesso escolar, os alunos da escola Coronel João Duque são recebidos no pátio da referida escola pelo diretor e professores para apresentar os projetos: POLÍTICA: E EU COM ISSO?, MOTACO (mostra de talentos do Coronel), FACE, AVE E TAL.  Em seguida  alunos e professores dirigiram-se para sala de aula onde realizaram atividades referente o projeto: Política: e eu com Isso? 2012 é ano político, o alunado precisa interagir, relacionar, participar, agir, conscientizar que eles podem fazer a diferença, agindo do meio em que ele está inserido  
 

.

Reunião com o PAIP, gestores e professores.


        A DIREC -30 representada por Joelma,Luana e Ângela, equipe do PAIP(Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica), reuniram-se com gestores e professores da Escola Coronel João Duque para avaliar a dimensão professor, sempre buscando a melhoria da prática pedagógica.