COLÉGIO ESTADUAL CORONEL JOÃO DUQUE


REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS CIDADÃOS CARINHANHENSES




C.E.C.J.D

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa

             Crônica vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa  - etapa escolar com o tema "O lugar onde vivo" em que a estudante escreveu sobre o "Pau do Fuxico", árvore histórica de nossa cidade.
             O texto vencedor foi da Aluna Alice de Castro Farias 1º B matutino.


                                            A ÁRVORE DOS SEGREDOS

Uma árvore. Mas não qualquer árvore. Ela guarda histórias, segredos, fatos que ninguem nunca vai saber, só ela. Recebeu um apelido muito interessante: "Pau do Fuxico", mas não porque ela sai contando os segredos de todo mundo, e sim porque é lá que as pessoas fazem suas maiores cofissões, às vezes nem precisam falar, só fazem e a árvore guarda tudo em cada folha da sua grandeza.
Ela é a árvore dos amigos, dos apaixonados, dos cansados e até dos bêbados. Quem nunca se sentou no banco que está ao seu redor? De um lado a beleza incomparável dos rios São Francisco e Carinhanha e do outro a Praça J.J. Seabra que guarda a igreja Matriz. E quem ainda não escreveu seu nome de pincel ou corretivo nesse banco?
Árvore de muitas histórias, quem ali vai nunca esquece. É tão grande e tão linda! Guarda segredos há tanto tempo, é a amiga perfeita. Talvez não seja de falar muito, mas é a que melhor escuta, e escuta todo mundo. Segredos leves, segredos pesados, ela guarda todos os tipos de segredos. É uma coisa é mais que fato, não conta pra ninguém. As confissões guardadas em suas folhas nunca morrem, mas são levadas pelo vento sem destino, sem direção, porém sem medo de serem descobertas

.