COLÉGIO ESTADUAL CORONEL JOÃO DUQUE


REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS CIDADÃOS CARINHANHENSES




C.E.C.J.D

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fortalecimento e efetivação do Colegiado Escolar


 
Em um mundo globalizado em que a educação esta inserida nesse processo não é mais aceitável gestores arcaicos. Os fatos estão caminhando para gestao democrática.
A oportunidade do curso de gestores ofereido pela UFBA(Universidade Federal da Bahia), os gestores Suely e Alberto, alunos do curso em comum acordo com a escola decidiram realizar o projeto de intervenção ( PI)com o objetivo de fortalece e efetivar o Colegiado Escolar, fazendo valer e acontecer na divisão de responsabilidade e tomadas de decisões.

2 comentários:

MARIARTE - OFICINA DE ARTE disse...

Olá Alberto e Suely,
Boa decisão. Parabéns.
Marialba

LIANE disse...

Para maior esclarecimento poderemos citar algumas definições do que seja um Colegiado Escolar:

* o espaço institucional para o diálogo e a troca de experiência entre o diretor e os representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar;

* um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das questões técnico-pedagógicas e administrativo-financeiras. Também resguarda os princípios legais e constitucionais;

* um caminho para a construção de uma escola pública participativa e democrática;

* um órgão coletivo de análise, que busca a solução dos problemas, superando práticas autoritárias e centralizadoras, possibilitando a gestão participativa da escola que contribuem para o aprimoramento do projeto pedagógico e a melhoria da qualidade da educação.
Contamos com o apoio de todos os segmentos, para uma construção de uma Escola melhor! Liane,
Vice-diretora